Fórum da Engenharia

Mecatrônica

O Fórum é um evento realizado a cada dois anos para identificar problemas no âmbito acadêmico da graduação e pensar em possíveis soluções. Ele é organizado principalmente pelo núcleo do Qualidades da SAdEM. Para coletar os dados nos quais se baseia o Fórum, é utilizado o formulário do IdEA (Índice de Evolução Acadêmica), que é repassado tanto para alunos como para ex-alunos e professores. O evento acontece em dois dias e reúne os mecatrônicos para discutir temas que mais se destacaram no IdEA. Depois do Fórum, a SAdEM forma uma Comissão de Melhoria, a qual une esforços com a coordenação do curso para buscar resultados concretos para a Engenharia Mecatrônica.

Edições Anteriores

Comissão de Melhoria

Acompanhe por aqui o trabalho realizado pela Comissão de Melhoria! Abaixo você tem acesso aos principais desafios elencados no Fórum desse ano e os avanços já conquistados.

Problemas de Engenharia Mecatrônica

No cenário atual do curso de Engenharia Mecatrônica da EESC, as disciplinas de Introdução à Engenharia Mecatrônica e Problemas de Engenharia Mecatrônica (I – V) têm como ementa: estimular o trabalho em equipe; encorajar a comunicação; apresentar as áreas de atuação profissional; estimular a criatividade e a solução de problemas reais; desenvolver projetos integrados e preparar para o mercado de trabalho. Contudo, os dados levantados pelo IdEA (Índice de Evolução Acadêmica), aplicado no começo de 2019, mostram que:

  1. 100% dos professores, que responderam, pontuaram que a forma mais eficiente de ensinar a sua matéria seria de tipo híbrida (teoria + prática).
  2. 75% dos professores avaliam que o tempo de prática é baixo ou insuficiente.
  3. Apesar de Problemas IV (Laboratório de eletrônica) ter sido elogiado, não existe uma coesão entre as matérias de problemas.
  4. Matérias com maior número de reclamações:
    1. 47 – Introdução Eng MK e Problemas Eng MK I, II, III e V
    2. 20 – Cálculo e Física
    3. 18 – Álgebra Linear e Cálculo numérico
    4. 14 – Controle

Tendo isso em vista, a Professora Doutora Maíra Martins da Silva, formulou uma nova ementa para a maioria das disciplinas de Problemas de Engenharia Mecatrônica. Essa ementa está resumida abaixo e já foi aprovada na CoC (Comissão de Coordenação do Curso de Engenharia Mecatrônica).

Fechar Menu
×